19.6.20

Cinco HQs para começar a ler BATMAN


Este pequeno guia tem a intenção de facilitar a vida do leitor que deseja iniciar-se nas aventuras do Homem-Morcego, mas tem receio de ficar perdido. Bom, eu preciso avisar: você VAI ficar perdido, mas tudo bem. Batman é um personagem com oito décadas de história e tem gibis bacanas às pencas. Muitos fatos marcantes já aconteceram em suas histórias. Alguns ainda são lembrados, outras foram esquecidos ou mudados. Tudo bem. Você não precisa saber tudo sobre o Batman pra começar a ler suas aventuras.

GASTANDO POUCO, você pode comprar uns gibizinhos espetaculares, com tramas fechadas, que ajudaram a sedimentar o mito do Batman como o conhecemos. São títulos que estão sempre ganhando reimpressões, então, vale a pena acompanhar os lançamentos da Panini Comics pra saber quando eles estarão disponíveis novamente (ou correr lojas e sebos virtuais para tentar achá-los).

1 - BATMAN: ANO UM - Considerada a história de origem definitiva do Morcego, este clássico de Frank Miller e David Mazzucchelli traz os primeiros passos de Bruce Wayne no combate ao crime e a chegada do honestíssimo James Gordon à corrupta polícia de Gotham City. Para mim e para muita gente, a melhor história do personagem.

2 - BATMAN: A PIADA MORTAL - Escrita pelo mestre Alan Moore, trata-se de uma história em que o Coringa tenta provar que basta um dia ruim para um homem bom (no caso, Gordon) perder a razão. Enquanto o vilão põe em prática seu plano, vemos flashbacks de sua vida antes do acidente químico que modificou sua aparência e sua mente para sempre.

3 - BATMAN: O FILHO DO DEMÔNIO - Por muito tempo, esta história foi considerada como sendo um "Elseworld" (uma versão alternativa ou exercício de imaginação sobre o personagem), mas isso mudou quando Grant Morrison criou Damian Wayne, o atual Robin. Leia esta história para entender por quê e para conhecer Ra's Al Ghul, um dos maiores inimigos do Morcego.


GASTANDO MUITO, em lugar do óbvio O Cavaleiro das Trevas (que é, afinal, a história de um possível futuro), eu gostaria de recomendar um encadernado volumoso e uma série de encadernados menores, ambos ainda encontrados com relativa facilidade. Eles retratam a rede de apoio de Bruce Wayne no combate ao crime: sua bat-família e a polícia de Gotham City.

4 - BATMAN & ROBIN: EDIÇÃO DEFINITIVA - Houve momentos em que Bruce Wayne estava morto ou desaparecido, e outras pessoas precisaram assumir o manto do Morcego. Nesta fantástica série, coube a Dick Grayson, mais uma vez, honrar o legado de seu mentor, junto com o já mencionado Damian Wayne. Aventuras estranhas, divertidas e perigosas que tornaram Damian o Robin favorito de muita gente.

5 - GOTHAM DPGC 1 a 4 - Reunida em quatro encadernados, temos uma espetacular série policial em que o Batman quase nunca aparece. Escrita pelos mestres Ed Brubaker e Greg Rucka, Gotham DPGC mostra os policiais na linha de frente do combate aos vilões do Batman e à corrupção na própria polícia. O volume final tem ligações com um mega-evento, mas nada que prejudique a leitura dessas histórias absolutamente arrebatadoras.


BÔNUS
BATMAN, revista mensal, e DETECTIVE COMICS, encadernado trimestral.

Aqui, no Brasil, aproxima-se do fim a fase escrita por Tom King na revista mensal. Quando King sair, entra em seu lugar o escritor James Tynion IV. Em geral, a troca de autores é um bom momento para começar a ler um gibi de super-herói, pois cada escritor quer trazer seu toque pessoal ao personagem. Então, se você deseja começar a ler a revista regular do Batman, será bom começar junto com o Tynion - provavelmente, na edição 42.

Detective Comics, que já foi uma mensal por aqui, reúne cerca de seis edições originais a cada número, com as ótimas aventuras escritas pelo sempre competente Peter J. Tomasi. A terceira edição está prestas a sair, mas vale muito a pena correr as lojas reais e virtuais em busca das duas primeiras.


* * * * *

Espero que estas dicam sejam úteis pra você, amigo(a) leitor(a), e que o Batman esteja entre seus favoritos. Lembre-se de sempre procurar por promoções na internet - quadrinho virou uma coisa cara! Não esqueça, também, de manter a mente aberta para a) as maluquices das editoras (a Marvel também faz dessas) em mudar o passado de personagens ou de seu universo inteiro; e b) aventurar-se com outros personagens e gêneros de quadrinhos. Variedade é sempre bom-vinda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário